04/01/2010

E vamos a um dos projetos que abracei para este ano - "Projeto Traças e Cia 2010"

E começo o ano com um livro, que acredito ser uma inspiração para o início deste novo/velho hábito: o da leitura.

Então lá vai o livro número 1 de 2010 !!




No mundo dos livros - José Mindlin

Sinopse: Leitor e colecionador voraz, José Mindlin começou a montar sua biblioteca particular ainda na adolescência. Passadas décadas, ele adquiriu um acervo invejável, com cerca de trinta mil volumes que abrangem desde a não-ficção histórica até a poesia. Em Conversa no mundo dos livros, o autor compartilha suas leituras favoritas e quais os escritores que considera fundamentais para qualquer um que se diga um amante dos livros.

Um pouco do autor: José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo, em 1914. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e chegou a trabalhar num escritório que tinha entre seus clientes o escritor Monteiro Lobato e o historiador CAio Prado Jr., na época acusados de comunistas. Foi eleito em 1999 para a Academia Paulista de Letras e em 2006 para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a cadeira de número 29.

Minha resenha: No mundo dos livros faz com que a gente tome gosto pela leitura. Conhecer um pouco de como José Mindlin formou sua maravilhosa biblioteca particular, desde o primeiro livro até a conquista de exemplares raros, é uma viagem !
A leitura é muito fácil, linguagem simples, e parece que estamos sentados em poltronas confortáveis, batendo um papo sobre um assunto tão interessante quanto os livros.
Em todos os capítulos, Mindlin cita algum livro que o marcou, ou que recomenda para leitura. Com certeza, muitas destes agora compõem a minha lista particular !

bjks

8 comentários:

  1. Suzi, querida.
    adorei a resenha. Obrigada!!! já postamos no blog .
    beijao
    Cris ;)

    ResponderExcluir
  2. Cunhada Suzi, já deixei recadinho lá no traças. Adorei sua resenha, muito obrigada!

    Passei aqui para desejar um 2010 magnífico para vc.

    Mil beijocas com saudades

    ResponderExcluir
  3. Tbm. retomei esse delicioso hábito, maninha!!! Final do ano passado li: A menina que roubava livros!! amei e chorei demais!!! essa semana devorei Ponto de Impacto do Dan Brown. Semana que vem, vou pegar outro livro com meu irmão, ainda bem que ele ama ler e sempre tem um livro para emprestar!!! :)
    FELIZ 2010 e mil beijocas!!!
    Mais uma vez obrigada por tudo!!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Suzi, estou louca para ler esse livro, acho que para os amantes de livros, deve ser uma delicia !Fiquei tão triste ao saber da morte do autor dias atrás...uma grande perda.
    Bjs !

    ResponderExcluir
  5. Oi, amiga!
    Saudades viu?
    Vai ter crop no dia 17 de abril lá na Maria Flor pelo amigas do DSM.
    Espero vc lá.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Suziiiiiiiii
    Amiga... vim aqui desejar um maravilhoso dia de aniversário p/ vc!!!!
    Que Deus te abençoe muitooooo e o ano todo seja especial!!
    Estou com muitas saudades!
    Bj grandeeeeeee

    ResponderExcluir
  7. oi Suzi! :-D Estou passando para te dar um oi e convidar para dar uma olhadinha no meu blog novo, www.karencraft.com.br , já coloquei vc nos meus links! bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. oi Suzi,
    Passei por aqui para leu seu post e deixar um beijinho.
    Vc vai na feira este ano ???

    ResponderExcluir