31/07/2009


Ontem, dia 30/07, tive a oportunidade ímpar de poder audiodescrever uma ópera.

Confesso, que nunca tinha assistido uma, e me emocionei muito. A música do prelúdio e do intermezzo são liiiiiiiiiiiiiiiiindas. Vale a pena !!

Segue um pouquinho mais sobre a obra:


Ilustração: G.H. McWilliam

A Orquestra Jovem de Guarulhos estreou nesta quarta-feira (29/7), às 20h30, no Teatro São Pedro, a montagem de Cavalleria Rusticana com a participação dos internacionalmente famosos e premiados solistas Rodrigo Esteves, Rodolfo Giugliani, Marcello Vannucci, Rubens Medina e Laura de Souza. Esse é o terceiro espetáculo da temporada lírica de 2009 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (SEC) realizado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

Criada em 1890, por Pietro Mascagni, um dos mais importantes compositores italianos do final do século XIX, Cavalleria Rusticana é uma ópera conhecida em todo o mundo. Inspirada no conto homônimo do escritor Giovanni Verga, a obra foi composta para um concurso de óperas de apenas um ato, do qual Mascagni foi vencedor. Dividida em duas partes por uma peça musical conhecida como intermezzo, a ópera é de apenas 90 minutos. Devido à curta duração do espetáculo, Patarra considera esta uma ótima oportunidade para os não iniciados que queiram apreciar o estilo.

Clássicos temas trágicos como amor, traição e integridade são abordados nessa ópera, cujo nome pode ser traduzido para o Português como Cavalheirismo Rústico. A história se passa num domingo de Páscoa, em uma vila siciliana, e retrata a vida do jovem Turiddu que, apesar de ser prometido à jovem Santuzza, mantém um caso de amor com Lola, casada com o carroceiro Alfio. Em um acesso de ira, Santuzza conta a Alfio a traição de sua mulher com o seu amado. Após a procissão Pacoal, Alfio desafia Turiddu para um duelo e acaba matando o jovem com uma punhalada.


O espetáculo estará em cartaz até o dia 02 de agosto.



fonte: www.vivaocentro.org.br



bjks


Nenhum comentário:

Postar um comentário