14/07/2009




LETRA B

Brigadeiro

É um doce brasileiro criado na década de 1940, comum em todo o país e normalmente presente nas festas de aniversário, junto com o cajuzinho e beijinho.

Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, achocolatado em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas.

O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar candidatou-se à presidência da República pela UDN. Pelo físico avantajado e boa aparência, o candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. Conta a história que, numa destas ocasiões, criaram esse doce. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais era muito disputada pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para "irem comer o docinho do Brigadeiro".

Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce. Apesar do apoio recebido, a eleição foi ganha pelo então general Eurico Gaspar Dutra.

Fonte: Wikipédia


E para aguçar ainda mais nosso paladar, achei esta receitinha no site Rainhas do Lar:



1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga sem sal
1 colher de chocolate em pó.

Levar ao fogo brando, mexer até soltar da panela. Pegar alguns copinhos de cachaça, colocar um pouquinho de licor só pra dar uma envolvida no fundo do copo - é só uma surpresinha no final, depois jogar o creme, salpicar com chocolate em pó e coroar com nozes.
Deixar na geladeira por 2 horas e servir!

Outras possibilidades: Pode variar o sabor do licor e a cobertura pode ser de cereja com um pouco de calda, ou quem sabe um pouco de geléia de frutas silvestres como amora ou framboesa ou morango.

bjks de brigadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário