13/07/2009

Começo hoje a série de assuntos de A a Z do blog. Afinal de contas, como falei no início, aqui falaremos de tudo um pouco, passando por todas as letras do alfabeto, e logicamente, sempre dando uma paradinha no S de scrap, meu hobbie preferido !!

Então vamos lá !


LETRA A

Audiodescrição

A audiodescrição é uma técnica onde são passadas ao deficiente visual, através de fones de ouvido, detalhes que contribuem para o entendimento da cena que está acontecendo. Pode ser aplicada em filmes, peças de teatro, cinemas, shows, musicais, exposições de arte, e uma infinidade de outros eventos.

O papel do audiodescritor é passar detalhes de forma clara e objetiva das informações que são compreendidas visualmente, mas que não estão contidas nos diálogos. Exemplo disso são as expressões faciais e corporais, ambiente, figurinos, cenário e também qualquer informação escrita que seja mostrada e não lida em voz alta.

Este é um dos trabalhos voluntários que realizo. Geralmente o faço em teatro, mas já pude participar em cinemas e até festivais de filmes.

Me sinto extremamente grata por poder participar e de ter participado de alguns eventos e saber que neles pude contribuir um pouquinho mais para a inclusão e compreensão das pessoas com deficiência visual ou baixa visão que estavam presentes e puderam acompanhar a audiodescrição.

bjks

2 comentários:

  1. Eu tenho o privilégio de participar desse grupo de audiodescritores. Junto com a Suzi já participamos do Pan no Rio, Festival de Gramado e outros... Confesso que quando somos "escaladas" pra realizarmos esse trabalho juntas, é muita risada na certa!!!

    ResponderExcluir
  2. Su, preciso dizer ... amei a sua idéia !!!!
    Posso copiar ??? heheehehe
    Adorei saber um pouco mais sobre audiodescrição ... é um trabalho muito bacana !
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir